Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Estudo mostra como ser mais atraente na paquera on-line

Cientistas dizem que apelidos criteriosos são tão importantes quanto fotos bem escolhidas



RIO - Se a concorrência anda acirrada nos sites e aplicativos de namoro, pesquisadores de Inglaterra e Estados Unidos sabem como dar “aquela” valorizada no perfil. Baseados em vários estudos sobre comportamento e atração humana, eles descobriram que escolher um apelido criterioso é tão importante quanto ter uma foto atraente e um título descritivo bem compreensível na página de apresentação.

Publicada na revista “Evidence Based Medicine”, a pesquisa teve como meta investigar os tipos de abordagens que podem elevar as chances de um contato on-line entre homens e mulheres migrar para o mundo real.

Os autores Khalid S. Khan, da Escola de Medicina de Londres, e Sameer Chaudhry, da Universidade do Norte do Texas, descobriram, por exemplo, que apelidos associados a termos que podem ter conotação de inferioridade, como “little” (pequeno), devem ser evitados em detrimento de opções mais lúdicas, como “Fun2bwith“ (algo como “companheiro divertido”).

Os pretendentes também devem levar questões de gênero em consideração. Os pesquisadores apuraram que os homens são mais atraídos por apelidos relacionados ao aspecto físico, como “Blondie” (loura) ou “Cutie” (bonitinha), enquanto as mulheres preferem aqueles que sinalizam a inteligência, como “Cultured” (culto).

Escolher um apelido iniciado com letras da primeira metade do alfabeto também pode fazer a diferença. Um dos motivos para isso é que ferramentas de busca tendem a organizar as informações por ordem alfabética.

Se ainda houver dúvida, os estudiosos sugerem aos usuários observar que apelidos lhes soam mais atraentes. A inspiração pode vir deles.

A foto de perfil, obviamente, não poderia ficar de fora da pesquisa. Um sorriso verdadeiro, daqueles que deixam os olhos levemente comprimidos, pode causar boa impressão. Para as mulheres, usar vermelho é uma boa pedida, já que algumas pesquisas mostram como a cor é capaz de aumentar o nível de interesse.

Para os adoradores de “selfies”, é bom tomar cuidado. Fotos em grupo, nas quais as pessoas demonstram estar curtindo um momento agradável ao lado do dono do perfil, causam um ótimo impacto. Ainda mais se ele estiver bem no meio da cena. Imagens assim ajudam a transmitir aspectos como sociabilidade e status.

A pesquisa, aliás, menciona que as mulheres acham um homem mais atraente quando veem outras mulheres sorrindo para ele.

MAIS QUE MIL PALAVRAS

Para a consultora de imagem e professora do curso de Imagem e Estilo da ESPM-Rio, Alanka Nasser, na hora de escolher a foto de apresentação vale a máxima de que “uma imagem vale mais que mil palavras”.

— A foto tem que ser nítida e sombras devem ser evitadas, assim como filtros em excesso. Usar PhotoShop também não é legal — recomenda. — Fotos ao ar livre, com praias e natureza como cenário, tendem a fazer mais sucesso.

Na hora de se comunicar, postura também é fundamental. Como lembra Alanka, antes de falar algo ou usar determinada expressão, vale refletir se agiria da mesma maneira numa conversa fora do âmbito virtual.

— Quem quer se relacionar tem que ser o mais simpático e agradável possível. Isso vale para a vida inteira — diz.

O estudo abordou ainda aqueles títulos descritivos que costumam acompanhar os perfis. Usar uma linguagem complexa na crença de que isso fará a pessoa parecer mais inteligente é um grande equívoco. As pessoas são naturalmente atraídas por palavras fáceis de lembrar e pronunciar. Além disso, a facilidade de processamento da informação aumenta a empatia.

Pode-se inclusive utilizar esse espaço para uma autodescrição nada literal, alcançando um resultado mais interessante. Por exemplo, no lugar de se dizer “divertido”, o usuário pode colocar uma frase com esta conotação. Sem apelar, é claro.


Notícia retirada do site O Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário