mObgraphia encontra ArtPix em evento duplo na Livraria Cultura
Cadu Lemos & Ricardo Rojas autografam o livro “Olhar de Torcedor”, conversam sobre produção de imagens em dispositivos móveis e apresentam a ArtPix, um dos produtos finais do grupo onde as imagens são montadas em metracrilato, expostas num totem exclusivo da marcae vendidas em séries numeradas.
Fotógrafos profissionais há muitos anos Cadu Lemos e Ricardo Rojas são grande observadores dos movimentos mundiais da fotografia. Ao entender que a produção de imagens em aparelhos móveis extrapolou o universo da fotografia e passou a ser forma mais democrática de compartilhamento de informações, criaram o conceito de mObgraphia – registros fotográficos artísticos produzidos através de dispositivos móveis – e se organizaram como um movimento disposto a mapear, agrupar nomes e gerar produtos profissionais a partir destas imagens. Em parceria com a Samsung já fizeram exposições no MIS, mostras e concursos dentro deste recorte. O mais recente foi o livro “Olhar de Torcedor”, resultado de um chamado aberto que reuniu quase duas mil imagens enviadas por 1678 fotógrafos (amadores ou não) de todo o Brasil. Estas obras passaram a compor o livro fotográfico “Olhar de Torcedor”, editado pela mObgraphia,que ganha noite de autógrafos e bate-papo com os fotógrafos,com marcado para o dia 11 de novembro, na Livraria Cultura.
Nesta data a mObgraphia apresenta um de seus produtos mais palpáveis: a ARTPIX, empresa que “materializa” estas fotos em reproduções numeradas e séries temáticas assinadas, montadas em metacrilato em tamanho 20 cmx 20cm e expostas num totem criado exclusivamente pela empresa. Aqui o objetivo é aproximar novos consumidores ao mercado de fotografias artísticas com produtos prontos para ir direto da loja à parede e com valores são bastante acessíveis. Já estão presentes também Brasília e em breve ganham novos pontos-de-venda pelo Brasil.
Em tempo: mObgraphia é um movimento que veio à tona para incentivar o desenvolvimento desse olhar rumo às fotografias produzidas por dispositivos móveis, que também é uma das infinitas vertentes da arte contemporânea. Uma vez que as câmeras fotográficas e os telefones celulares estão intrinsecamente ligados, e são quase que onipresentes nos bolsos da população, tirarfotos de momentos virou algo comum e, andando pelas ruas, podemos esbarrar com pessoas tirando “selfies”, retratando o trânsito ou outros fatos cotidianos típicos da cidade.
Atentos ao potencial infinito dessa revolução, os fotógrafos profissionais Cadu Lemos e Ricardo Rojas chegaram ao conceito mObgraphia, ideia cujo mote e objetivo é estabelecer-se como movimento artístico e abarcar toda a produção imagética feita através de dispositivos móveis.
Este festival é o primeiro do gênero da América Latina, e mais que tudo, estamos iniciando uma discussão sobre a fotografia feita a partir dos dispositivos móveis e propondo um guarda-chuva pra esta categoria chamada mObgraphia.
Informações para a imprensa:
Vicente Negrão Assessoria
vicente@vicentenegrao.com / bibiana@vicentenegrao.com
(11) 3060 8397 / 3064 2563 / 99203 0475
Nenhum comentário:
Postar um comentário